A WEB 2.0 e sua aplicação em AVA e EAD
A Web 2.0 é
considerada uma nova forma de utilização da Internet por usuários e
desenvolvedores; ou seja, segundo O'Reilly(2005) torna-se a "web como
plataforma de utilização”, onde os
programas rodam no navegador do usuário.
A Web também está associada a mídias sociais,
que são” tecnologias e práticas
on-line, usadas por pessoas (e empresas) para disseminar conteúdo, provocando o
compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas..” (Fontoura,
2009)
Deste modo, a Web 2.0 pode ser plenamente empregada em Ambientes
virtuais de aprendizagem e em EAD.
Tendências desta segunda
geração Web
A Web 2.0 e seus diversos formatos,
atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam
tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups
(aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova
aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente
entre si e com o restante do mundo
Na Web 2.0:
A - Verdadeiros aplicativos passam a funcionar como os softwares que rodam no
computador.
B- Há Simplicidade:
Estes “sites aplicativos” visam uma integração mais eficiente com o usuário,
com interfaces mais intuitivas
C- Apoia-se em Redes
sociais: sites que formam e catalisam comunidades
D- Há Flexibilidade
no conteúdo: esta característica ressalta a autonomia do usuário, que passa a
gerar conteúdo e a compartilhá-lo.
Novas tecnologias e a EAD
Na passagem do Século XX para o Século XXI, a partir
dos anos 90, a relação entre Homem e Máquina deixa de ser conflitual e passa a
ser complementar. Passamos a ter uma visão de intercâmbio e de simbiose entre o
homem e a máquina, de que o homem assimila a máquina enquanto complemento de
seu corpo e de sua mente ou inteligência.
O ser humano passa viver como sendo a máquina,
e a máquina passa a ser vista como um prolongamento ou elemento do ser humano e
controlado por ele,sobretudo com as novas tecnologias telemáticas e os
computadores de gerações mais recentes. Nas novas tecnologias, na inteligência
artificial e nas máquinas inteligentes, desenvolveu-se uma nova postura onde o
ser humano se transforma na máquina e a
máquina se transforma no ser humano que a
usa. Clonar, replicar, simular o real no virtual, e transformar o
virtual em tempo e em espaço quase reais, tornou-se o fundamento da nova
realidade, mediados pelo mundo digital, pela conectividade e pela interatividade.
Esta mudança enorme foi fundamental para o
desenvolvimento atual da EAD. Aprende-se com professores, mediados por novas tecnologias telemáticas e
virtuais,em especial os computadores e a Internet, e distantes fisicamente mas
conectados em tempo real.
A EAD e o futuro das novas tecnologias inteligentes
Foi
dito que o virtual e o presencial atualmente se confundem, o virtual e o real (enquanto espaço físico
presente) se entrelaçam. Isso diz
respeito à nossa atual relação com máquinas telemáticas, como computadores,
celulares e supertelescópios, entre outras, sobretudo via Internet, onde
elas passam a ser um complemento do nosso corpo e da nossa mente: por exemplo,
eu sou o computador e o computador sou eu, quando estou conectado,de modo que
estou lá onde ele me portar interativamente.
O futuro imediato aponta para uma
grande transformação em cima dos controles naturais. A nossa relação com o
teclado, o mouse, o controle remoto ,as telas está mudando completamente com
tecnologias “touchscreen e technetic”.Controles por gestos e por voz aliados à
inteligência artificial estão mais uma vez nossa relação com as
máquinas,tendendo aos controles de comandos
naturais e de comandos mentais.Na
Educação,há o impulso de substituir livros de papel,desde a mais tenra idade
dos educandos,por tablets,notebooks e ultra-books.
As redes estão cada vez mais
democratizando informações em tempo real com o mundo. O desafio técnico e
educacional imediato está em como processar , administrar e acessar o volume
enorme de dados e informações já disponíveis. Como armazenar, como conservar,
como acessar, como administrar, como
entender e selecionar essa massa gigantesca de dados e de informações que se
acumulam?Tende-se a usar arquivos digitais enormes, de acima de 40 gigas,
situados em bandas de Internet, chamados de BIG-DATA,e de CLOUD (NUVEM). ”Estar na nuvem” significa que todo esse material está num computador
central de muitos Gigas(50 ou mais),que pode ser acessado de qualquer lugar do
mundo.
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