segunda-feira, 18 de junho de 2012

A WEB 2.0 – Internet e Educação


A WEB 2.0  e sua aplicação em AVA e EAD

A Web 2.0 é considerada uma nova forma de utilização da Internet por usuários e desenvolvedores; ou seja, segundo O'Reilly(2005) torna-se a "web como plataforma de utilização”, onde  os programas rodam no navegador do usuário.
A Web também está associada a  mídias sociais, que são” tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (e empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas..” (Fontoura, 2009)
Deste modo, a Web 2.0 pode ser plenamente empregada em Ambientes virtuais de aprendizagem e em EAD.

Tendências desta segunda geração Web

A Web 2.0 e seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo
Na Web 2.0:
A - Verdadeiros aplicativos passam a  funcionar como os softwares que rodam no computador.
B- Há Simplicidade: Estes “sites aplicativos” visam uma integração mais eficiente com o usuário, com interfaces mais intuitivas
C- Apoia-se em  Redes sociais: sites que formam e catalisam comunidades
D- Há  Flexibilidade no conteúdo: esta característica ressalta a autonomia do usuário, que passa a gerar conteúdo e a compartilhá-lo.

Novas tecnologias e a EAD

Na passagem do Século XX para o Século XXI, a partir dos anos 90, a relação entre Homem e Máquina deixa de ser conflitual e passa a ser complementar. Passamos a ter uma visão de intercâmbio e de simbiose entre o homem e a máquina, de que o homem assimila a máquina enquanto complemento de seu corpo e de sua mente ou inteligência.
 O ser humano passa viver como sendo a máquina, e a máquina passa a ser vista como um prolongamento ou elemento do ser humano e controlado por ele,sobretudo com as novas tecnologias telemáticas e os computadores de gerações mais recentes. Nas novas tecnologias, na inteligência artificial e nas máquinas inteligentes, desenvolveu-se uma nova postura onde o ser humano se transforma na máquina  e a máquina se transforma no ser humano que a  usa. Clonar, replicar, simular o real no virtual, e transformar o virtual em tempo e em espaço quase reais, tornou-se o fundamento da nova realidade, mediados pelo mundo digital, pela conectividade e pela interatividade.
 Esta mudança enorme foi fundamental para o desenvolvimento atual da EAD. Aprende-se com professores,  mediados por novas tecnologias telemáticas e virtuais,em especial os computadores e a Internet, e distantes fisicamente mas conectados em tempo real.

A EAD e o futuro das novas tecnologias inteligentes

             Foi dito que o virtual e o presencial atualmente se confundem,  o virtual e o real (enquanto espaço físico presente) se  entrelaçam. Isso diz respeito à nossa atual relação com máquinas telemáticas, como computadores, celulares  e supertelescópios,  entre outras, sobretudo via Internet, onde elas passam a ser um complemento do nosso corpo e da nossa mente: por exemplo, eu sou o computador e o computador sou eu, quando estou conectado,de modo que estou lá onde ele me portar interativamente.
O futuro imediato aponta para uma grande transformação em cima dos controles naturais. A nossa relação com o teclado, o mouse, o controle remoto ,as telas está mudando completamente com tecnologias “touchscreen e technetic”.Controles por gestos e por voz aliados à inteligência artificial estão mais uma vez nossa relação com as máquinas,tendendo aos controles de comandos  naturais e de comandos  mentais.Na Educação,há o impulso de substituir livros de papel,desde a mais tenra idade dos educandos,por tablets,notebooks e ultra-books.
As redes estão cada vez mais democratizando informações em tempo real com o mundo. O desafio técnico e educacional imediato está em como processar , administrar e acessar o volume enorme de dados e informações já disponíveis. Como armazenar, como conservar, como  acessar, como administrar, como entender e selecionar essa massa gigantesca de dados e de informações que se acumulam?Tende-se a usar arquivos digitais enormes, de acima de 40 gigas, situados em bandas de Internet, chamados de BIG-DATA,e de CLOUD (NUVEM). ”Estar na nuvem” significa que todo esse material está num computador central de muitos Gigas(50 ou mais),que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário