Tecnologias intelectuais (ou inteligentes) referem-se a qualquer tecnologia, dentre os quais os suportes materiais de comunicação e informação atuais e,dentre estes o computador,que,numa abordagem cultural,interferem na organização e instituição histórico-social da ECOLOGIA COGNITIVA do ser humano.Isto porque os dispositivos tecnológicos são elementos são também elementos instituíntes e instituidores da/pela cognição humana,compreendida a partir de uma relação complexa entre indivíduos-sociedade-coisas-instituições. De acordo com Lévy, “não há mais sujeito ou substância pensante, nem “material”, nem “espiritual”; e o pensamento se dá em uma rede na quais neurônios, módulos cognitivos, humanos, instituições de ensino, línguas, sistemas de escrita, livros e computadores se interconectam, transformam e traduzem as representações”. (LÉVY: 1998, p.135).
Adaptado
de:
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva:
por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Loyola, 1998.
._____.
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da
informática. Rio de Janeiro, RJ: Ed. 34, 1998.
Tecnologias proposicionais
Tecnologia Proposicional é um sinônimo de
tecnologia intelectual, cujo emprego é mais restrito ao computador por sua
característica proposicional, oriunda de sua base matemática. O
computador tem uma estrutura lógico-operacional, o que explicita sua natureza
proposicional ou abstrata. É necessário tirar todas as conseqüências da
compreensão da estrutura lógico-operacional a fim de transpô-la para a Educação,
em especial a EaD. São estas estruturas lógico–operacionais que fazem com que ,assim como a escrita, a informática deva ser
analisada como tecnologia intelectual e como tecnologia proposicional. Os
microprocessadores são objetos, coisas fabricadas, com um peso, um preço, um
aspecto visível. Os computadores são máquinas que podem ser transportadas,
modificadas, programadas, destruídas. A informática expõe suas ferramentas:
seres materiais, estruturas lógicas ou linguagens formais, pacientemente construídos,
potencializados por estruturas
lógico-operacionais que permitem acontecerem como Máquinas Inteligentes
interconectadas aos seres humanos.
Adaptado de:
LIMA
JR, Arnaud S. de. Tecnologização do currículo escolar: um possível significado
proposicional e hipertextual do currículo contemporâneo. Tese (Doutorado em
Educação). Faculdade de Educação, UFBA, Salvador, 2003.
___________________
. “ TECNOLOGIAS INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO: explicitando o princípio proposicional
/ hipertextual como metáfora para
educação e o currículo”, artigo disponível em: http:// www.comunidadesvirtuais.pro.br/gptec/arquivos/a_arnaud1.pdf
( acesso
em 03/03/12).

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